Orgulho de ser brasileiro?

Fans of Brazil react while watching a broadcast of the 2014 World Cup semi-final against Germany at the Fan Fest in Brasilia, July 8, 2014.   REUTERS/Ueslei Marcelino (BRAZIL  - Tags:  SOCCER SPORT WORLD CUP TPX IMAGES OF THE DAY)   ORG XMIT: BSB01

“Que País é esse? É a ***** do Brasil.”

– — –

Todo brasileirinho nasce com essa ideia do Orgulho de ser Brasileiro. Isso está na boca do povo na mesma proporção que a corrupção está nas nossas entranhas.

Caros, neste texto, quero explicar os motivos de eu não ter orgulho de ser brasileira. Me perdoe se vou ferir seu patriotismo de Copa do Mundo, mas preciso fazer este desabafo.

O Brasil já começou errado. Isso nós aprendemos nos livros de História do Ensino Médio. As mazelas que hoje estão em proporções “doismiledozísticas” começaram na safadeza dos índios, portugueses, espanhóis, holandeses e toda aquela galera que meteu o bedelho na terra do pau-brasil.

Condenado à condição de colônia por muito tempo, tendo sido explorado pelos irmãos europeus, o Brasil foi adquirindo o jeitinho brasileiro. Aquele jeitinho de se dar bem pondo em risco o bem do outro. “Fazer o que, né? É um problema cultural.”

Aí algum esperto descobriu que é bacana pagar de bonzinho pra ganhar eleição, ser político e, com o jeitinho brasileiro, se beneficiar no cargo. Mas não dá pra reclamar, né? “Afinal, todo político é corrupto mesmo…

… vou continuar votando nos mesmos cabras safados de sempre. Não, não; melhor! Vou fazer um protesto! Elegendo Tiririca e Romário! Isso é que é um protesto digno!”. Somos muito incoerentes mesmo. Reclamamos dos políticos, continuamos votando neles e pra piorar, recebemos ‘propininhas’ no emprego e sonegamos impostos.

“Fazer o que, né… é um problema cultural.”

Aí elegemos a primeira mulher presidente. Presidenta, tanto faz. Mas que avanço! Que maravilha! E a Dilminha luta por mais mulheres no Ministério. Por que não mais honestos? Ppufff, tanto faz. Afinal, a corrupção está acoplada a nossa alma. Não há nada a fazer.

“Não há nada a fazer. Não tem mais jeito.”

É esse pensamento que faz com que sejamos ainda mais medíocres. É esse pensamento que nos é imposto que faz com que sejamos sempre aquele País do povo carnavalesco de terceiro mundo.

“Mas calma… o Brasil é a 4ª economia do mundo, Fernanda.” E em Ética, é qual mesmo?

Nossa esperança ainda era a lei. Agora, nem isso… já viram que ficou todo mundo louco e mudaram o nosso querido Código de Processo Penal?

Praticamente qualquer crime é fiançável, o cara só pode ser preso em flagrante (como se em cada esquina tivesse um policial) e até o famoso “desacato à autoridade” deixou de ser crime. Isso mesmo. Você pode xingar até a quarta geração do policial… mas vai esquecer de dar bom dia a um homossexual para você ver. “Prisão! Homofobia! Maldito! Não o perdôo! Cortem a cabeça dele!”

Vou ser franca: já passou pela minha cabeça virar BANDIDA* e GAY** para ver se tenho vez nesse País. Por que estudando e trabalhando tá difícil…

A Segunda Grande Guerra acabou com a queda de Hitler. Para o Brasil ter jeito, o buraco é mais embaixo: matar todos os traficantes e todos os políticos. E torcer para que nasça uma geração de gente de caráter.

Caráter.

O País da BUNDA e do Futebol tem muito o que aprender com os amigos gringos. Orgulho de que? De ter um abraço mais caloroso do que os americanos? De saber sambar melhor do que o inglês? De ser mais boa-praça do que um alemão?

Orgulho como o seu, que acontece de quatro em quatro anos por causa de uma Copa do Mundo? (É uma pena que justo nesse ano tem eleição… mas, se o Brasil levou a taça, não importa quem ganhe nas urnas…)

Tenho orgulho de o que o Brasil pode ser um dia. Do potencial de sua gente, que é batalhadora. Do ser “desenrolado”, que infelizmente é usado para o mal.

Orgulho de ser brasileiro?

Não… mas espero que, um dia, sim.

– — –

* To brincando. Se tem algo que prezo é a honestidade e o jeito certo de fazer as coisas.
** To brincando mais ainda. E não me venha com discurso pseudo-moralista de homofobia. Pra mim esse mimimi é pura frescura (salvo casos de verdadeira agressão, ódio e violência) e já deu.

Você também pode gostar de ler isso aqui

13 Comments

  1. Não acho que o problema do Brasil sejam os políticos corruptos. O povo no geral (políticos ou não) é que não presta…

    Até onde me recordo das minhas leituras de história, os primeiros anos após o “descobrimento” do Brasil pelos portugueses, apenas eram mandados para o país os prisioneiros e a escória de Portugal, depois de um tempo é que começou realmente a colonização.

    Gostei do texto e concordo com boa parte! Eu adicionaria aí a questão do fato do Brasil teoricamente ser laico (o que não é, de fato).

    :)

    1. ->depois de um tempo é que começou realmente a colonização.
      a colonização/emigração foi um processo heterogéneo continuo que se estendeu por 500 anos.

      ->prisioneiros e a escória de Portugal
      Clément Duval. Papillon.

    2. Orgulho de ser Brasileiro – Presentation Transcript
      1. Somos o único país do mundo onde se pode abastecer simultaneamente um carro com Álcool, Gasolina e gás. Tudo isso, com tecnologia própria, Nacional.
      2. Somos o primeiro país do mundo a desenvolver o biodiesel à base de mamona. Novamente tecnologia nacional. Será a redenção do Nordeste, pois a mamona é praga por lá e a Petrobrás já está começando desenvolver o sistema produtivo.
      3. As fábricas mais modernas de produção de automóveis e caminhões, estão instaladas também aqui, no Brasil.
      4 . A Petrobrás é a única empresa do mundo a deter a tecnologia completa de produção de petróleo em águas profundas.
      5. As empresas produtoras de aço estão em sua capacidade máxima instalada.
      6. Os Estados Unidos reconheceram a qualidade de nossos aviões (produzidos pela Embraer) e vão adquirir aviões altamente especializados para treinamento de sua Força Aeronáutica.
      Os dados são da Antropos Consulting:
      1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
      2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
      3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
      . 4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e gerando dúvidas sob a credibilidade do processo.
      5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
      6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando enquanto alguns países vizinhos não possui nenhuma.
      7 . Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
      8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
      9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
      10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem Certificado de Qualidade ISO 9000. Maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265, na Argentina.
      11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
      E p or que esse vício de só falar mal do Brasil?
      1. Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
      2. Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta?
      3. Que as agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
      4. Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
      5. Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo?
      6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
      7. Por que não lembrar que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?
      8. Por que não se orgulhar de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.
      É! Gente! O Brasil é de fato um país abençoado.
      Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos
      Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
      Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!
      Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder, principalmente para as nossas crianças.
      Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler essas palavras irá, pelo menos por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!!!

  2. ->Orgulho de ser Brasileiro
    Qualquer etnia tem e deve ter orgulho.

    ->O Brasil já começou errado
    Foi a 500 anos, o mundo era diferente e continua errado.

    ->bedelho na terra do pau-brasil.
    Nas outras terras o colonialismo foi igual ou pior.
    As descobertas foram a primeira globalização, hoje é o neo-colonialismo.
    Vá ver o que os Alemães fizeram na Namíbia, e os Brits e os Dutch na Africa do Sul, 400 anos mais tarde.

    ->pagar de bonzinho pra ganhar eleição
    Não ha nacionalidade que não se queixe do mesmo

    ->se beneficiar no cargo
    A corrupção nasce do poder, o poder nasce do Estado.
    Faz parte do ser humano, é da sua natureza ter interesses.
    A principal razão para criar o cargo, era alguém beneficiar do cargo.

    ->Reclamamos dos políticos, continuamos votando
    O Brasileiro é obrigado por lei a votar.
    Em todas as democracias do mundo chegou-se ao bipolarismo partidário,
    acima desses o maior partido é a abstenção.

    ->Somos muito incoerentes
    A coerência é uma prisão

    ->a primeira mulher presidente
    É so marketing, mas pelo precedente a Dilma, a Merkel e o Obama ja faziam falta.

    ->E em Ética
    A ética não esta escrita em lado nenhum

    ->o cara só pode ser preso em flagrante
    Sociedades que recuam nas garantias recuam nas liberdades

    ->Por que estudando e trabalhando tá difícil…
    Nem era de esperar outra coisa, até admira conseguir…Seguimos o blog para ver quanto tempo você aguenta…Força miúda!

    ->Para o Brasil ter jeito
    É necessário criar as estruturas cognitivas

    ->Orgulho de que?
    Orgulho disso. É de valor incalculável.

  3. O que mais ferra o o Brasil é o brasileiro,é impressionante a capacidade que temos de achar que o gramado do vizinho sempre é mais verde que o nosso.
    Um povo que consegue sobrevier e ser feliz com tão poucos recursos e depois de ser tão explorado merece todas as honrarias possíveis,a principal característica do brasileiro não é a alegria nem a malandragem,é a reseliência,a capacidade que todos nós temos de passarmos por uma grande dificuldade e depois voltarmos a sorrir,somos acostumados a pensar na Europa e nos EUA como dois oásis de prosperidade onde tudo funciona,isso até a próxima crise econômica.
    Temos nossos problemas?claro que sim,mas eles também tem os deles e nem por isso desdenham do próprio país,queremos mudar a nação?a primeira coisa a se fazer é acabarmos com esse complexo de vira-lata que diz que o Brasil é o país onde nada dá certo e se deu certo é porque tem alguma mutreta no meio,isso é patético.

  4. Sim, orgulho de ser brasileiro. Essa é a nossa terra e temos que defender o que é nosso. Ficar só criticando não muda nada, devemos propor soluções e agir.
    Quero um país mais justo e com mais qualidade de vida, por isso vou à luta todos os dias e faço a minha parte.
    Críticas construtivas são bem vindas, mas criticar para denegrir a imagem do nosso país é patético.

  5. Perfeito!,,, Infelizmente essa é política do pão e circo!!!!! Tb não tenho o menor orgulho desse país de aparências!!! Parabéns pelo texto. Vou replicar.

  6. Nós brasileiros temos muitas coisa boas sim, mais não deixa de ter coisas piores ainda. Não faço elogios do nosso Brasil porque ele não merece, à muita água pra corre ainda, para que ele seja um país melhor. Umas das coisa que mais me deixa nervosa é não poder sair anoite, porque posso ser assaltada, estrupada ou ate morta, ver pessoas passando fome enquanto outras esbanja nosso dinheiro roubado, e entre outras coisa piores. Sim, em outros país também existe estas pouca vergonha, mais não estou falando deles estou falando do nosso, e enquanto nós acharmos que ele esta bem do jeito que esta, nunca iremos melhorar, temos que corre atras de algo melhor, e não acha que deste jeito esta dando pra leva. Desculpe, não sou uma pessoa muito estudada, então pode não esta escrito da forma correta, mais acho que a minha opinião pode vale algo. Espero que nós e nossas futuras gerações não se acomode com este jeito malandro de muitos brasileiro, porque tem muita pessoa honesta, que não merece todas estas desonestidades. O Brasil, pode sim ser algo melhor, e não estou dizendo que ele não esta tentando, porque já conquistamos muitas coisas boas, mas na minha opinião falta muita coisa ainda pra melhorar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>