Beatles Live at Shea Stadium – 1965

Já tinha ouvido falar há maior tempão do show que o Fab Four fez no Shea Stadium, em New York, no dia 15 de agosto de 1965. Sabia que se tratava do primeiro show de rock realizado em um estádio a céu aberto. E quando se trata de Beatles, a curiosidade só aumenta. Dei uma procurada rápida na Internet, não achei e esqueci.

Hoje, séculos depois, eu estava revirando a bagunça de DVDs da Americanas e dei de cara com o tesourinho. Do nada. Talvez a presença de Paul no Brasil tenha trazido os bons fluidos. E olha: era uma edição de colecionador. E olha de novo: R$ 9,99. Esse valor mal pagaria um açaí na tigela.

Pois é! A blogueira comprou e correu para casa para assistir na mesma noite.

Apesar das falhas de som (pra não dizer um som TERRÍVEL!), da edição tosquinha (repetindo a mesma imagem da plateia trezentas vezes, como se a gente não percebesse) e do vídeo parar vez por outra e ficar passando fotos (certamente por causa de algum erro nas imagens), o show é SENSACIONAL =)

Os quatro pirralhos de Liverpool começaram a noite visivelmente tensos. Tensão justa, né? Um estádio com mais de 55 mil pessoas enlouquecidas, um som pebinha e o peso de ser o primeiro a fazer. O pioneirismo é uma grande responsabilidade. Você não tem uma noção certa da coisa e tudo pode sair uma maravilha ou uma grande bosta.

Aos trancos e barrancos, deu certo. Lá pela quarta música (“Ticket to Ride”) os garotos começaram a se soltar e encarar aquilo como uma grande diversão. Afinal, eles sacaram que a galera não tava ali tanto pela música, mas por eles. Na boa: o som estava péssimo e as pessoas gritavam absurdamente. Era tudo que se podia ouvir. Então, qualquer macacada que eles fizessem no palco faria as meninas morrerem de gritar e chorar e espernear e se descabelar. E se você tem dúvidas, nos extras do DVD tem uma entrevista (feita anos e anos depois) onde eles comentam justamente isso.

O setlist de 11 músicas abre com “Twist and Shout” e tem outras joinhas como  “Ticket to Ride”, “Can’t Buy Me Love”, “A Hard Day’s Night” e “Help”. O quarteto encerra tocando “I’m Down”, com um John Lennon enlouquecido – que já tinha absorvido o espírito do LOL e estava tocando teclado com os cotovelos -,  um George que mal conseguia tocar com crise de crise de riso, um Paul que já estava levando os gritinhos na sacanagem e um Ringo batucando com cara de “what the hell you guys are doing???”

Enfim, tentem encontrar e assistam ^^

Você também pode gostar de ler isso aqui

1 Comment

  1. boa noite…acabei de achar o dvd do shea stadium nas lojas americanas…apesar das falhas, do som ruim, e emocionante, para alguem que beatlmaniaco como eu! Abracos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>