10 dicas de sucesso para entrevista de estágio em Comunicação

estagiariogde

Tive a oportunidade de, nesses curtos dois anos pós conclusão de curso, entrevistar candidatos para vagas de estágio. Algo me incomodava quando era eu a estudante sendo interrogada sobre a quase nenhuma experiência: não saber o motivo de não ter sido sequer contactada ou, caso tivesse sido chamada para a temida entrevista, o porquê de não ter sido escolhida. Isso me fez adotar a postura de, hoje, mandar e-mail para cada um dos entrevistados, dando um feedback e deixando algum conselho que possa ser útil. Na verdade, queria dizer algo para todos os que enviam currículo e nem chamados são, mas o tempo é curto.

Na esperança que alguém leia, segue aqui uma lista de conselhos que se aplicam, ao menos, para os aspirantes às vagas de Publicidade e Comunicação em geral (seja empresa ou agência).

estagiariogde
ANTES DE SER CHAMADO

1) Não envie só o anexo.
Mano, deixa um olá, boa tarde, tudo bem, como tá, meu nome é Fulano e tenho bastante interesse em me juntar à equipe e tal. É bacana.

2) Mande portifólio.
Numa área onde o sobrinho do cliente faz tudo, é fundamental mostrar que você tem uma pegada boa naquela habilidade, seja design, redação ou mídias sociais. Mande trabalhos anteriores, de estágios ou feitos em faculdade, link de blog pessoal, redes sociais. Tudo é válido. Mesmo.

3) Posts públicos no Facebook.
Triste (para alguns), mas real: Facebook é currículo, sim. Nunca chamo alguém pra conversar sem antes dar uma stalkeada básica. Então se é que já não deixa tudo, deixe uma ou outra publicação bacana pública para as pessoas conhecerem você, o que pensa, suas ideias, seu texto.

4) Currículo no Word? Nam.
Só se seu portifolio online for MUITO BOM um currículo frio de Word terá chance. Seu currículo é seu cartão de visita, pequeno padawan! Capricha nele que tu pode, futuro comunicólogo!

entrevista-trabalho-curriculo-emprego-1376690910058_956x500

EITA, FUI CHAMADO!

5) Não pergunte onde é a empresa.
Acontece demais! “Você foi chamado pra entrevista!”, “Ótimo, onde fica?” Puffff… Tem Google, gente! Soa muita falta de interesse, sabe? Sua OBRIGAÇÃO é dizer: “Sim, estarei lá amanhã” mesmo sem ter a MÍNIMA ideia de onde fica. Pesquise, pergunte, pegue um mapa, dê um jeito.

6) Saiba onde tá pisando
Aproveite a busca no Google pelo endereço e vá sondar o máximo sobre a empresa, clientes, serviços. Chegue munido de informações.

img-blog_entrevista-emprego

OPA, CHEGUEI NA ENTREVISTA!

7) Seja seguro, mas sem arrogância.
Eita desafio! Não pode ser acanhado demais, mas também gente que se vende como a última coca do deserto é o ó. Comigo o caráter vem antes da competência, pode acreditar. Trabalhar com gente metida e pedante é ruim, não seja essa pessoa. Em área nenhuma da sua vida, aliás. Então tenha o feeling de mostrar seu potencial de forma humilde. :)

entrevista-de-emprego

8) Fale além do que é perguntado.
Tem gente que só responde o que lhe é perguntado, o que deixa a entrevista mecânica e transmite uma impressão de ser alguém parado e pouco proativo. E em grande parte dos casos, é verdade.

9) Agradeça a oportunidade.
Mano, a pessoa recebe uns 25 currículos a cada seleção e só entrevista de 5 a 7 pessoas para aquela vaga. Então de coração: AGRADEÇA o fato de ter sido chamado. Mesmo.

GOLD TIP:

10) Destaque-se.
A décima dica é a dica de ouro, e isso é bem subjetivo. Às vezes fico entre dois candidatos muito bons e escolho um porque ele tinha algo marcante que julguei ser um diferencial. “Os dois são bons, mas aquele é tão bem humorado!”, “gostei de ambos, mas esse fala do job com uma paixão nos olhos”, “tem esses três excelentes, mas aquele parecia o mais antenado, percebeu?”.

:)

Você também pode gostar de ler isso aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>