10 coisas que a corrida me ensinou

Por: Fernanda Paiva

1) Seu maior rival é você mesmo.
Em uma prova, a esmagadora maioria não está ali para subir no pódio, mas para escalar um novo recorde pessoal. Vencer a Fernanda do último treino ou da última prova me ensina que ser uma Fernanda melhor como pessoa requer esforço e dedicação – mas que é possível!

2) Não subestime o primeiro passo.
Eu não corria a distância entre dois postes e hoje me preparo para uma meia maratona. Hoje vejo a importância daquele início: se não fosse ele eu não estaria vivendo tudo isso hoje.

3) Aproveite o caminho.
Correndo a gente aprende a apreciar a vista bonita do percurso. Na corrida pelos seus objetivos, não deixe de apreciar o caminho e,  sobretudo, aprender com ele.

4) Foque no sonho, não na dor.
Seja qual for seu objetivo, o caminho pode ser doloroso. Na corrida, a dor é física. Se não correr com a cabeça, não chega lá. A dor pode ser no coração, na alma, na família, no bolso. Mas tem que passar por isso!

5) Valorize pequenas conquistas.
Na corrida a gente aprende que baixar 1 minuto no tempo é muita coisa e vibramos com isso. Não podemos comemorar somente os pódios da vida!

6) Se conheça.
Entenda e respeite seus limites. Correndo você aprende a identificar se é cansaço superável ou fadiga que necessita de pausa. Na vida, dedique um tempo a entender a se mesmo. Questione a todo tempo suas motivações, escolhas e decisões: elas dizem muito sobre você.

7) Não pare: você pode ser a inspiração de alguém.
Quando passei por um período de desânimo, recebia mensagens que me pediam para prosseguir, pois com meu exemplo e dedicação estava motivando muita gente. Em tudo na vida, sempre tem alguém te admirando, observando, se espelhando em você. Pense neles antes de desistir ou chutar o balde.

8) Busque desafios novos e maiores.
A vida tem suas fases e etapas, assim como a corrida. Chega uma hora que queremos aumentar distância, alcançar um tempo x, correr uma prova tal. Saia da zona de conforto e da acomodação!

9) Disciplina é o segredo.
Para os estudos, para relacionamentos, para seu emprego e para a corrida. Todo esporte acaba ensinando muito o lance da disciplina, renúncia e foco no resultado. Leve isso para a vida!

10) A linha de chegada é o começo.
Ao cruzar a linha de chegada percebemos, após a festa, onde podemos melhorar e que ainda temos um longo caminho. Quando pensar que alcançou, lembre que é apenas o começo de um novo e mais emocionante desafio!

Você também pode gostar de ler isso aqui

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>